quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Com a Reforma da Previdência, trabalhador teria de contribuir 44 anos para ter teto da aposentadoria

Com a Reforma da Previdência, trabalhador teria de contribuir 44 anos para ter teto da aposentadoria
A mudança não afeta quem tem direito a um salário mínimo, que tem o valor integral garantido.



Com a nova proposta de reforma da Previdência, apesar de facilitar o acesso à aposentadoria em relação à versão anterior, pode vir com uma regra que reduz o valor do benefício de quem ganha acima do salário mínimo. A fórmula de cálculo em estudo pelo governo e pela Câmara, à qual a Folha teve acesso, exigirá 44 anos de contribuição previdenciária para o trabalhador receber o valor máximo do benefício.

A regra prevê que o benefício para quem completar idade mínima e 15 anos de contribuição seja equivalente a 50% da média salarial do trabalhador. A mudança não afeta quem tem direito a um salário mínimo, que tem o valor integral garantido.

Após os 15 anos de contribuição, a fórmula prevê o aumento de um ponto percentual por ano de 16 a 25 anos de contribuição; 1,5 ponto de 26 a 30 anos; 2 pontos de 31 a 35 anos e 2,5 pontos a partir de 36 anos de contribuição, com limite de 100%.

O texto já aprovado pela comissão especial na Câmara exige 40 anos de contribuição para ter acesso ao valor máximo do benefício. O relatório do deputado Arthur Maia (PPS-BA) reduziu os 49 anos previstos na proposta original do governo. Agora uma nova proposta está sendo elaborada para compensar a redução de economia prevista para os próximos anos com a flexibilização da reforma.

Arthur Maia anunciou, na semana passada, que ele e o governo negociam com líderes da base uma nova versão da reforma. Ele adiantou que vai retirar a exigência de 25 anos de contribuição e manter os atuais 15 anos. Afirmou, ainda, que manterá a proposta de idade mínima de 65 anos (homem) e 62 (mulheres).

A expectativa é que mudanças na aposentadoria rural e no benefício assistencial pago a pessoas com deficiência e idosos de baixa renda também sejam retiradas.

FONTE: ITABERABA EM FOCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisa Séculus para prefeito de Feira: 51,23% cravam José Ronaldo como eleito; Zé Neto tem 24,64%

  Pesquisa Séculus para prefeito de Feira: 51,23% cravam José Ronaldo como eleito; Zé Neto tem 24,64% Zé Ronaldo, Zé Neto e Pablo Roberto se...